21.07.2022
Primeiramente, uma estratégia de comunicação pautada em conteúdo e interação não necessariamente se prova eficiente pela conversão da venda, porém, contribui para a fidelização de antigos clientes e sedução de possíveis novos.
“Atualmente 78% das empresas brasileiras estão presentes em pelo menos uma mídia social. Desse total, 57% estão conectadas apenas e exclusivamente para fazer vendas online. Só o Instagram cresceu 57% como plataforma de vendas nos últimos meses.”
Por Beatriz Correia. Publicado em: 25/08/2020 às 14h03 https://exame.com/videos/examinando/examinando-quem-sao-os-empreendedores-nas-redes-sociais/
Dessa forma, uma marca se apresenta por meio de diferentes pontos de contato, estes que quando trabalhados de forma integrada, consistente e estratégica aumentam a identificação da marca por parte dos clientes, consequentemente a fidelização e credibilidade da mesma.
O perfil no Instagram é um ponto de contato importantíssimo que permite que você acesse o cliente, ou vice-versa por meio de fotos, vídeos, ilustrações e a própria conversa direta com o mesmo.
O Stories, por sua vez, é uma ferramentas de pesquisa, propõe uma interação que pode ser bastante rica para a marca. Assim, com essa ferramenta é possível obter dados.
Além das postagens regulares, uma estratégia de conteúdo bem definida e a interação com seus seguidores constante, alguns fatores básicos de design tem que ser levados em conta para atingir a melhor performance possível.
Por exemplo, vamos levar em consideração o seguinte cenário (no qual todos nós nos encontramos).
Rolando o dedo pela tela, passando pelo seu feed, com notificações de outros aplicativos aparecendo na tela e as distrações do mundo offline disputando sua atenção.
Qual post te prende? Porquê você lê algum deles até o final, ou deixa seu like? Qual vale a pena sua atenção?
São alguns os fatores que te prendem e conquistam teu like, mas o que podemos te auxiliar agora e especificamente é em relação ao fator design.
Tendo uma identidade visual bem definida você aumenta a identificação por parte do público e diminui o ruído entre sua marca e seu possível cliente.
Aqui seguem então, algumas dicas de composição e design para vocês que usam o Instagram como ferramenta de divulgação do seu trabalho e para produção de conteúdo. Já pega o caderno para anotar tudinho.
Os carrosséis de posts são com certeza um dos queridinhos do engajamento.
De acordo com um estudo do Search Engine Journal, os posts formato carrossel têm uma taxa de engajamento cerca de 10% maior do que o de imagens estáticas e quase 33% maior do que vídeos.
Então vamos trazer as dicas mais voltadas para esse tipo de material, ok? Vamos lá!
Tipografia
Tenha uma família tipográfica cheia de personalidade! O uso de uma fonte mais decorada, ou diferentona pode auxiliar em aumentar sua singularidade nas redes e tornar seu branding único.
É comum que se trabalhe com no mínimo duas fontes, uma para título e outra de apoio, para os textos.
Garanta que suas fontes escolhidas têm todos os tipos e acentos utilizados na língua portuguesa.
Também é interessante buscar por tipografias que tenham pesos diferentes, assim fica mais fácil brincar com os tipos e trazer versatilidade para a arte.
Paleta cromática
Busque uma paleta de cores que esteja de acordo com seu branding, e chame atenção do “espectador”.
Pré-definida uma cartela de cores para utilizar nas suas artes.
Caso você ainda não tenha definido sua paleta, encontrar alguma cor ou combinação de cores mais inusitada pode funcionar como um fator que ajude a deixar sua marca mais única.
Atente-se para escolher cores que permitam contraste entre si, para que na montagem das artes seus textos tenham legibilidade suficiente!
Hierarquia de informações
Primeiramente, observe se está claro que informações devem ser lidas antes e qual seu grau de importância.
Afinal, o leitor não quer ter que se esforçar para entender a mensagem.
Dessa forma, você deve tentar passar sua mensagem de forma clara e rápida para prender a atenção dele, já que há outras opções de caminho a seguir no feed além de ler seu material.
Assim, para mantê-lo atento ao post, no caso de um carrossel, busque dinamizar a apresentação dos conteúdos com fotografias, animações, vídeos e ilustrações.
Ao final do carrossel, faça um convite à interação. Indique que o seguidor compartilhe com alguém, comentando, enviando, curtindo ou salvando seu post.
Isso aumenta o engajamento no seu perfil e também a sua visibilidade. Maravilhoso, né?
Assim, lembre-se de aplicar sua logo ou seu user do Instagram em algum espaço na diagramação do conteúdo.
Desta forma você garante que independentemente da forma que a arte for compartilhada a autoria do material está atribuída à você.
O design, aliado a uma boa redação e a escolha de palavras certas para a primeira lâmina do post são o mais importante para captar a atenção.
Isso combinado a um conteúdo estruturado dentro de uma estratégia de comunicação pré-definida e a gestão do tráfego desse material, resulta na receita perfeita para o seu post fazer sucesso.
Portanto, abraçar todos esses fatores e guiar de que maneira cada um deles deve ser usado é o construção da marca.
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Por
Gabriela Manhães
Designer Gráfica