26.08.2021
Bom, se você chegou nesse texto, provavelmente está interessado em ler e/ou entender o atual momento que estamos vivendo: uma breve opinião sobre a tiktokzação das redes sociais.
Como profissional de mídia dentro de uma agência que cuida de diversas contas no Instagram, foi praticamente impossível não ser impactada, um mês atrás, logo que Adam Mosseri, CEO do Instagram, fez o seguinte comunicado:
O movimento foi claro e rápido aqui na MM. Ao mesmo tempo tivemos, de pedidos de orçamento imediatos para acrescentar vídeos em seus planos de redes sociais & produção de Reels, à reclamações indignadas tanto de profissionais da área quanto de pessoas que precisam vender o seu peixe e vivem nessa luta eterna conta o algoritmo do Instagram.
O Instagram se tornou a maior plataforma de vendas utilizada pelas empresas, do profissional autônomo às multinacionais. Além disso, tudo isso foi potencializado com a pandemia. Nosso amigo Zuck, que não é burro nem nada, logo ficou de olho porque percebia que o Tik Tok seria gigante em questão de tempo. E aí o Instagram fez o mesmo movimento que já vimos outra vez com o SnapChat, e copiou a ideia na cara dura, criando o Reels.
Eu entendo você que não gosta de se comunicar através de vídeos, eu entendo você que não quer aceitar esse novo universo, porque o mundo está acelerado e etc. Eu concordo e, como profissional de mídias, pode se tornar bem desgastante mesmo. O ponto é que a culpa disso tudo não é nem do Instagram, e nem do Tik Tok.
Você já parou para imaginar que as redes sociais são um reflexo do que vivemos? Melhor ainda, são um reflexo do que queremos ver. Um exemplo tosco, que faz todo sentido, é a ascensão do Tik Tok durante a o isolamento social: afinal, a privação do lazer fez as pessoas buscarem novas fontes de entretenimento, e foram sim, fazer “dancinhas” no dito cujo.
Entendam: sempre, antes de mais nada, em qualquer grande lançamento de produto, é feito um estudo de comportamento do consumidor e o segredo de ter dado tão certo está na Pesquisa x Ideia x Execução.
Enfim, você pode ainda não ser adepto aos vídeos, e como eu já falei, eu entendo. Mas às vezes, nadar contra a corrente pode ser tão desgastante quanto aprender a produzir um reels. A escolha é sua!
Lembrando que essa é a minha humilde opinião sobre o assunto. Aceito discussões saudáveis e debates reais sobre o tema 🙂
Um beijo e boa sorte,
Manu.
Ah e quer saber um pouco mais sobre os assuntos que rolam no mundo do Marketing? Acompanhe nosso Instagram e nosso Blog para ficar por dentro de todas as novidades!
Por
Manuella Moreira
Conteúdo e redes sociais
Trabalhando com redes sociais desde 2012, a Manu é a fundadora da MM Conteúdo Criativo. Por muitos anos trabalhando como autônoma, jobs que envolviam diversos ramos da publicidade foram complementando sua área de atuação, assim como o universo da moda e comunicação. Foram anos de expansão de criatividade e aprendizado, que incluem cursos de extensão, projetos de branding, produção de moda e comunicação em plataformas digitais, e aí bateu o click: por quê não unir todas as áreas da comunicação de um jeito integrado e inteligente? Foi aí que iniciou o estudo e concretização da MM Conteúdo Criativo. Com uma vida agitada entre um trabalho e outro, Manu vai dividindo sua rotina com bastante yoga, algumas viagens e umas tacinhas de vinho entre amigos!