04.05.2021
Oi people, tudo bem? No post de hoje, separei dois Cases de Branding que você precisa conhecer!
Antes de mais nada, saiba que na página O Que Fazemos nós trouxemos a definição do Branding como a ciência que estuda a essência, o posicionamento e o público da empresa, entregando diretrizes corretas para a criação do conceito final.
Em primeiro lugar, é importante explicar que, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o Branding e o Marketing não são a mesma coisa. Ambos são conceitos complementares: enquanto o marketing foca em estratégia e em gerar desejo, o Branding foca em conexão entre clientes e valores de marca – gerando vínculo!
Assim, separei dois cases de branding que eu amo para vocês conferirem por aqui!
Em primeiro lugar, o Nubank. Startup que iniciou os trabalhos com uma verba super limitada e passou por um crescimento exponencial. Eles vieram ao mundo com uma proposta inovadora: ser um cartão de crédito 100% digital e com anuidade zero.
Com uma linguagem humana, objetiva, informal e sem burocracias – vindo contra o mercado tradicional que a gente conhecia – o grande diferencial da startup foi o atendimento e o RELACIONAMENTO com os clientes, tudo isso perfeitamente alinhado através do Tom de Voz desenvolvido no estudo de Branding da marca.
Nesse sentido, ao entrar no site do Nubank, algumas palavras-chave podem ser notadas, tudo remetendo ao valor essencial: a confiança. Sempre com um tom de humor:
Assim como, o “roxinho” é extremamente utilizado em todas as redes sociais da marca, tal qual na sua papelaria, gerando conexão, planejamento e alinhamento com seu público. Nada como um case de branding bem alinhado, né?
Por último, trouxe 1 imagem de conversa do Nubank com um de seus clientes. Observem o tratamento humanizado que a empresa investiu como valor de branding. Espia só!
Sob o mesmo ponto de vista, a marca Dove começou sua trajetória com campanhas de marca totalmente focadas em enaltecer o poder hidratante presentes dentro dos sabonetes da empresa, fortalecendo seu conteúdo de vendas. Contudo, uma mudança nos valores da marca mudou o posicionamento da Dove, e é por isso que ela entra nesse post como um case de branding.
Em seguida, em 2004, a Dove surgiu com uma estratégia diferente de branding, fortalecendo a real beleza. Tema atual, a real beleza fala sobre quebra de padrões e de estereótipos (em gênero, cor, padrão, idade). Particularmente considero a empresa muito visionária em tratar destes assuntos há 16 anos, inclusive optando por parar de focar nas campanhas de vendas do produto em si, e ir para uma abordagem mais emocional e muito bem executada, com um branding super alinhado!
Imediatamente deu tão certo que a Dove acabou crescendo e deixando de ser apenas uma empresa de sabonetes, ampliando sua grade para desodorantes, hidratantes, shampoos e por aí vai.. Não é um case incrível? Aperta o play aqui embaixo para conferir uma campanha super famosa e empática da Dove, “Retratos da Real Beleza”.
E aí, o que vocês acharam dos cases de branding escolhidos por aqui? Se gostarem, eu faço uma segunda edição em breve!
Até mais,
Manu.
Por
Manuella Moreira
Conteúdo e redes sociais
Trabalhando com redes sociais desde 2012, a Manu é a fundadora da MM Conteúdo Criativo. Por muitos anos trabalhando como autônoma, jobs que envolviam diversos ramos da publicidade foram complementando sua área de atuação, assim como o universo da moda e comunicação. Foram anos de expansão de criatividade e aprendizado, que incluem cursos de extensão, projetos de branding, produção de moda e comunicação em plataformas digitais, e aí bateu o click: por quê não unir todas as áreas da comunicação de um jeito integrado e inteligente? Foi aí que iniciou o estudo e concretização da MM Conteúdo Criativo. Com uma vida agitada entre um trabalho e outro, Manu vai dividindo sua rotina com bastante yoga, algumas viagens e umas tacinhas de vinho entre amigos!