Cases de Branding que você precisa conhecer!

Oi people, tudo bem? No post de hoje, separei dois Cases de Branding que você precisa conhecer!

Antes de mais nada, saiba que na página O Que Fazemos nós trouxemos a definição do Branding como a ciência que estuda a essência, o posicionamento e o público da empresa, entregando diretrizes corretas para a criação do conceito final.

Em primeiro lugar, é importante explicar que, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o Branding e o Marketing não são a mesma coisa. Ambos são conceitos complementares: enquanto o marketing foca em estratégia e em gerar desejo, o Branding foca em conexão entre clientes e valores de marca – gerando vínculo!

Assim, separei dois cases de branding que eu amo para vocês conferirem por aqui!

NUBANK

Em primeiro lugar, o Nubank. Startup que iniciou os trabalhos com uma verba super limitada e passou por um crescimento exponencial. Eles vieram ao mundo com uma proposta inovadora: ser um cartão de crédito 100% digital e com anuidade zero.

Cases de Branding que você precisa conhecer: Nubank

Com uma linguagem humana, objetiva, informal e sem burocracias – vindo contra o mercado tradicional que a gente conhecia – o grande diferencial da startup foi o atendimento e o RELACIONAMENTO com os clientes, tudo isso perfeitamente alinhado através do Tom de Voz desenvolvido no estudo de Branding da marca.

Nesse sentido, ao entrar no site do Nubank, algumas palavras-chave podem ser notadas, tudo remetendo ao valor essencial: a confiança. Sempre com um tom de humor:

  • “Cartão de crédito. Pode chamar ele de roxinho. Além disso, pode chamar ele de moderno, gratuito e prático também.” – brincando e apelidando o próprio cartão de roxinho, cor principal da marca.
  • “Segura e sem complicações” – transmite segurança e praticidade.
  • “Ser Nubank é reinventar sua vida financeira”. – inovação, público jovem.

Assim como, o “roxinho” é extremamente utilizado em todas as redes sociais da marca, tal qual na sua papelaria, gerando conexão, planejamento e alinhamento com seu público. Nada como um case de branding bem alinhado, né?

Por último, trouxe 1 imagem de conversa do Nubank com um de seus clientes. Observem o tratamento humanizado que a empresa investiu como valor de branding. Espia só!

Case de Branding: Conversa com um cliente do Nubank via central de atendimento, super amigável e focado na satisfação do cliente.

DOVE

Sob o mesmo ponto de vista, a marca Dove começou sua trajetória com campanhas de marca totalmente focadas em enaltecer o poder hidratante presentes dentro dos sabonetes da empresa, fortalecendo seu conteúdo de vendas. Contudo, uma mudança nos valores da marca mudou o posicionamento da Dove, e é por isso que ela entra nesse post como um case de branding.

Case de Branding que você precisa conhecer: Dove

Em seguida, em 2004, a Dove surgiu com uma estratégia diferente de branding, fortalecendo a real beleza. Tema atual, a real beleza fala sobre quebra de padrões e de estereótipos (em gênero, cor, padrão, idade). Particularmente considero a empresa muito visionária em tratar destes assuntos há 16 anos, inclusive optando por parar de focar nas campanhas de vendas do produto em si, e ir para uma abordagem mais emocional e muito bem executada, com um branding super alinhado!

Imediatamente deu tão certo que a Dove acabou crescendo e deixando de ser apenas uma empresa de sabonetes, ampliando sua grade para desodorantes, hidratantes, shampoos e por aí vai.. Não é um case incrível? Aperta o play aqui embaixo para conferir uma campanha super famosa e empática da Dove, “Retratos da Real Beleza”.

Branding alinhado: Uma das campanhas da marca, “Retratos da Real Beleza”, com forte apelo emocional.

Deu pra perceber que o Branding não é necessariamente sobre o produto, e sim sobre impactar a vida de pessoas, né?

E aí, o que vocês acharam dos cases de branding escolhidos por aqui? Se gostarem, eu faço uma segunda edição em breve!

Até mais,

Manu.

Por

Manuella Moreira

Conteúdo e redes sociais


Trabalhando com redes sociais desde 2012, a Manu é a fundadora da MM Conteúdo Criativo. Por muitos anos trabalhando como autônoma, jobs que envolviam diversos ramos da publicidade foram complementando sua área de atuação, assim como o universo da moda e comunicação. Foram anos de expansão de criatividade e aprendizado, que incluem cursos de extensão, projetos de branding, produção de moda e comunicação em plataformas digitais, e aí bateu o click: por quê não unir todas as áreas da comunicação de um jeito integrado e inteligente? Foi aí que iniciou o estudo e concretização da MM Conteúdo Criativo. Com uma vida agitada entre um trabalho e outro, Manu vai dividindo sua rotina com bastante yoga, algumas viagens e umas tacinhas de vinho entre amigos!

@mmconteudocriativo