03.03.2021
Primeiramente, o planejamento de conteúdo faz parte do Marketing de Conteúdo, que é um meio de criar engajamento a partir de conteúdo genuíno, interessante e que gere valor de verdade para a audiência.
Porém, o uso desestruturado do mesmo, dão a falsa impressão de que eles não trazem retorno.
Enquanto empresas que sabem como utilizar o planejamento de conteúdo ao seu favor, saem na frente!
Ao contrário do que alguns imaginam, não basta criar um site, fazer posts aleatórios nas redes sociais, lutar por seguidores a todo custo e achar que os clientes vão fazer fila na sua porta.
A Content Trends, pesquisa sobre Marketing de Conteúdo feita pela Rock Content, aponta alguns dados importantes que afirmam o poder da estratégia:
– 73% das empresas fazem uso de uma estratégia de Marketing de Conteúdo;
– 61,8% das que ainda não usam a estratégia pretendem adotá-la;
– O Marketing de Conteúdo geram 2,6x mais visitas e 3,7x mais leads;
– Publicações em blogs otimizados geram em média 2x mais visitantes (como por exemplo, essa que você está lendo agora).
Nesse sentido, é necessário um bom planejamento. Mas, por onde começar?
Quem você busca atingir: Quais as características da sua persona?
Em primeiro lugar, conhecendo sua persona, será mais fácil definir quais canais você precisa estar presente, os formatos de conteúdo que você trabalhará e a voz que utilizará (mais formal? mais didático? mais divertido?)
Qual o objetivo inicial: Gerar leads? Reconhecimento de marca? Vendas efetivas?
Em seguida, conheça o mercado e seus concorrentes.
Observar é um meio de identificar oportunidades que ainda não foram exploradas ou que podem ser melhoradas.
Fazer um brainstorming com a equipe e anotar todos os temas interessantes a serem abordados. Nunca critique as ideias propostas.
Em seguida, para planejar seu conteúdo, crie calendários para cada um dos canais que serão utilizados e aloque os assuntos nas datas de interesse.
Importante lembrar que os conteúdos podem ser abordados de diferentes formas em mais de um canal.
Defina os responsáveis por cada uma das ações e quais ferramentas serão necessárias.
Não esqueça de compartilhar o planejamento de conteúdo com toda a equipe, assim todos ficarão cientes da estratégia.
Então, crie legendas que facilite a visualização, por exemplo: cores verdes para os conteúdos já programados, amarelas para os já criados e cinzas para os que estão em elaboração.
Afinal de contas, as pessoas são muito visuais!
A criação de conteúdo é um processo que leva tempo, não necessariamente tudo fica perfeito de primeira, por isso, refaça quantas vezes for necessário.
Antes de publicar, pergunte-se: eu me interessaria por esse conteúdo? Ele agrega valor? Se a resposta for positiva, vá em frente. Senão, repense.
Sobretudo, acompanhe suas métricas de perto. Analisar os números mostra
Nesse sentido, uma opção é baixar o kit de planilhas da POCKET em parceria com a Não Tenho Roupa (NTR).
Por lá você consegue organizar suas informações de forma clara e rápida. A melhor parte: já vem prontinha, basta alimentar com os seus dados reais!
Além disso, fique atento aos feedbacks da sua audiência e transforme-os em novos conteúdos. Escute seus clientes e os torne ainda mais próximos de você.
Por fim, é necessário compreender que o Marketing de Conteúdo leva certo tempo para exercer impacto orgânico, portanto, seja persistente e tenha constância na implementação.
Até o próximo post!
Por
Mariana Perassa
Estratégia de Mercado e Planejamento
O que seria de nós sem a Mari? Engenheira de Transporte e Logística mas desde cedo inserida no mundo da comunicação, Mari é a cabeça organizada e proativa da equipe. Já morou em Nova Iorque, Califórnia e França e atualmente divide-se entre São Paulo e Florianópolis, onde atua também em uma startup de tecnologia. Livre que só ela, Mari é pisciana com ascendente em sagitário, tem sede de desvendar o mundo e vive sempre com mil planos e sonhos. Apaixonada por viagens, cultura e inovação, Gestão e Criação de Conteúdo é com ela mesmo!