15.09.2022
Você sabia que é possível gerar leads por meio do Instagram?
Quando falamos das etapas de Inbound Marketing, a geração de leads é uma das fases mais importantes e decisivas na jornada do cliente. Afinal, leads basicamente são potenciais consumidores que demonstram interesse em adquirir seu produto ou serviço e estão em busca de saber mais sobre seu negócio. Ou seja, os leads representam uma grande oportunidade de fechar negócio.
O Instagram é uma das melhores plataformas na hora de captar leads e aquecer eles. Primeiro, é indiscutível, a importância e influência da rede social dentro do mercado, para você ter uma ideia de acordo com dados do Business Instagram, aproximadamente 90% das contas seguem uma empresa ou um negócio no Instagram e 80% dos participantes da pesquisa do Facebook afirmam que usam a plataforma para decidir se compram ou não algo.
Com o Instagram como forma de gerar leads, é possível ter mais controle sobre o tipo de conteúdo que ele irá receber em cada etapa do funil de vendas, ter acesso às métricas, entender melhor qual tipo de conteúdo converter em uma compra, atrair mais clientes e levar visitantes até suas ofertas e páginas de conversão.
Com certeza, vale a pena explorar essa plataforma para seu negócio, né? A gente está aqui para te ajudar a transformar seu perfil em uma máquina de gerar leads. Confira abaixo, todas as dicas de como potencializar seu perfil e começar a captar mais leads por meio do Instagram.
Spoiler: a última dica pode fazer toda a diferença na vida de um empreendedor.
Em primeiro lugar, antes de irmos direto para as dicas de como você pode gerar leads com o Instagram, é preciso ter o seu perfil organizado e preparado para receber todos os leads. Afinal, um perfil desorganizado ou que não está dentro do formato ideal vai dificultar as ações de geração de leads e o crescimento do perfil, consequentemente da marca.
Então, vamos lá! Que a gente te ajuda a organizar seu perfil.
Primeiro passo fundamental para usar o Instagram como canal de negócio, é mudar seu perfil para um comercial. Com esse formato de conta, você tem acesso a métricas importantíssimas para entender o desempenho da sua conta e até do seu negócio, como por exemplo melhor horário de postagem, alcance do seus posts e muito mais.
Além de também obter informações cruciais sobre seu público-alvo, como idade, gênero, local, horários que os usuários estão ativos e entre outros. Também, é possível adicionar informações da sua empresa, como horário de funcionamento, localização e número de telefone de uma forma profissional, além de facilitar a sua vida, também é uma forma de agilizar o contato do seu usuário com a sua marca.
A constância da postagem é fundamental. Apesar de ser um tópico já bastante abordado, vale a pena sempre repetir! A regularidade de postagem é essencial para o crescimento e geração de leads do seu perfil.
Sem regularidade nas postagens, o público não vai confiar na sua marca como autoridade, até mesmo pode esquecer do seu perfil. Afinal, quem não é visto, não é lembrado. Além disso, esse cenário prejudica a entrega e o engajamento das suas postagens, o que afeta a geração de leads de forma contínua.
O Instagram é uma rede recheada de ferramentas, recursos e funções para potencializar seu perfil, atingir seu público e atrair mais leads. Mas, para obter esses resultados, é preciso usar de forma correta e entender a função de cada recurso.
Por exemplo, se você quer alcançar mais usuários, o reels pode ser um grande aliado ou se o seu objetivo é se aproximar do seu público os storys são a ferramenta ideal.
Por isso, a nossa dica é tirar aquele tempinho para aprender e dominar todos os recursos da plataforma, temos um E-book completo de Perfil profissional, que vai te orientar em como fazer o melhor uso da plataforma em apenas oito passos!
Agora que você já sabe o que seu perfil do Instagram precisa para alavancar o seu negócio e gerar leads. Separamos algumas dicas que vão otimizar o processo, acelerar os resultados e aproveitar todas as suas possibilidades que a plataforma oferece. Veja a seguir as principais dicas.
Você, com certeza, já leu em algum post ou legenda: “para saber mais, clique no link da bio”, né?!
Isso acontece porque nas descrições dos post não é permitido inserir links clicáveis, a solução foi otimizar esse espaço da bio inserindo links clicáveis.
Essa também é uma boa forma encontrada para gerar Leads com o Instagram. Nesse caso, você tira o usuário da rede social e pode levá-lo para outro site, como uma Landing Page, por exemplo.
Por isso, a nossa super dica é agregar com ferramentas como o Linktree ou Link in Profile, que permite incluir várias URLs juntas a partir de um único link.
Sabemos que hoje em dia imagens e vídeos são a grande aposta e peças fundamentais na produção e manutenção do seu perfil no Instagram, mas não se engane, as legendas ainda são altamente importantes!
Não fazer legendas de alto valor é um grande erro. Assim, a combinação ideal para ter um bom perfil, são justamente imagens criativas e com bom design juntamente com legendas que tragam conteúdo ou complemente o post.
Para agregar as legendas é necessário usar CTAS de alto impacto, tanto no final da legenda quanto no post.
Basicamente uma CTA significa “Call to Action”. Está relacionada a conjuntos de ações que indicam ao usuário o que deve ser feito, por exemplo: “Comente aqui o que você achou”, “Compre aqui”, “Acesse nosso site”
Esse tipo de ação é simples e rápida, mas pode contribuir para melhorar os resultados da estratégia como um todo.
O marketing de influência cada vez mais ganha um espaço de importância no setor do marketing digital. Por isso, vale muito a pena contratar um digital influencer. Com ele é possível aproximar o seu público-alvo, humaniza o seu negócio e, consequentemente, atrair mais clientes. Maravilhoso, né?
Além de ser uma ótima estratégia de divulgação para sua marca. Você pode procurar parcerias com influenciadores da sua região ou microinfluenciadores, é mais fácil fechar parcerias e ainda é possível obter resultados fantásticos com essa parceria.
É importante encontrar parcerias que façam sentido para o seu negócio e para seu público. Não adianta você querer que ele venda um produto que não é compatível com o perfil dele. Por exemplo, se seu produtor for para crianças, você não vai contratar uma uma influencer que não tenha filhos, certo?
A geração de Leads será desperdiçada, jogando o investimento diretamente no lixo.
Os anúncios do Instagram Ads são uma ótima escolha para potencializar a sua estratégia e consequentemente gerar leads com o Instagram. Por meio dessa ferramenta, é possível segmentar seu público, gerar anúncios personalizados e atingir seu público de forma mais direta.
A plataforma de negócios do Instagram também é conectada com o Facebook, o que ajuda atingir os dois públicos. É possível, até mesmo, trabalhar uma estratégia de retargeting, ou seja, mostrar anúncios direcionados aos usuários que já tiveram alguma interação com a marca em um de seus canais.
Uma das ferramentas do Instagram é a inserção de tags de preços nos produtos divulgados nas imagens. Essa ferramenta já é um grande sucesso em muitos e-commerces, visto que torna mais simples o trabalho de levar o público para o seu site e finalizar a compra.
Apresentar o valor do seu produto no Instagram também mostra profissionalismo da sua empresa, agrega credibilidade e ajuda na qualificação dos seus seguidores, pois ficarão apenas os usuários realmente interessados nos seus serviços e produtos.
Mesmo que a compra não seja efetuada, ainda é possível gerar leads. Você pode, por exemplo, inserir CTAs de conversão no site, para a assinatura de uma newsletter ou utilizar pop-ups que também sao ótimos para atrair novas conversões.
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Garantimos que você não vai querer perder nenhum dos nossos posts.
Até a próxima!
Por
MM Conteúdo Criativo