20.01.2023
Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração. Ele nada mais é do que o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante, envolvendo a criação e o compartilhamento de materiais específicos para um determinado público que será impactado de acordo com o que busca na Internet.
Visando atrair e conquistar de forma ativa o público-alvo e os leads qualificados, seja em buscadores, como o Google, ou nas redes sociais. Não se trata de realizar ações para o público em geral, como o velho marketing fazia, focando assim os seus esforços em atrair as pessoas certas. Faz todo o sentido, né?
Diferente do marketing tradicional, no Inbound quem procura a empresa é o cliente e não o contrário. Um dos patamares que o Inbound Marketing atingiu com essa leve diferença entre o Marketing Tradicional, é que hoje a área de marketing da empresa é um centro de investimento e não um centro de custo.
Ou seja, são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa.
Assim, um dos seus pilares é o marketing de conteúdo, que trabalha a produção e a distribuição de diversos tipos de materiais de qualidade, como postagens em blogs, redes sociais, vídeos etc, para trazer as pessoas certas à sua empresa.
Esse conteúdo também é uma forma de educar os consumidores e potenciais clientes sobre o segmento de sua empresa, transformando-a em referência em determinado assunto relacionado a seu mercado e influenciando na decisão de compra de futuros clientes.
Quando você produz um conteúdo adequado e o divulga nos canais certos, conta com mais chances de chegar às pessoas que vão se interessar por comprar de você.
Produzir conteúdos de qualidade e postá-los na frequência certa é uma forma de atrair mais leads, que vão ter boas chances de se converter em novos clientes. Mas lembre-se que a qualidade, tanto das publicações quanto da estratégia, sempre está acima da quantidade.
Ao apostar na produção de conteúdos online, você tem a chance de ganhar uma visibilidade sem limites e fortalecer o seu negócio em relação à concorrência. Ainda, quando o seu conteúdo é compartilhado por fãs da marca, consegue alcançar ainda mais gente. E como os conteúdos focam em temas relevantes para seu público, a chance disso acontecer é muito maior.
Com a Internet e o Marketing de Conteúdo, são as pessoas que chegam até as marcas por meio de materiais que vão selecionando em suas leituras virtuais. E usando as estratégias de Inbound, você conquista o seu público post por post.
Constrói alinhamento entre Marketing e Vendas
Sendo possível, com o Inbound Marketing construir um fluxo de conteúdo de postagens, envios de e-mail marketing e e-books, por exemplo. Permitindo deixar os leads no estágio perfeito para a aquisição do produto ou serviço em questão. Afinal, um dos princípios do Inbound é justamente educar a persona, mostrando como as soluções do seu negócio podem ser ideais para o consumidor.
A jornada de um cliente começa na atração, quando alguém chega ao seu site ou rede social interessado em algum conteúdo. Assim, o tempo que leva para que ele passe de lead a consumidor corresponde ao ciclo. Quanto mais longo, mais caro isso se torna para a empresa.
Quando você posta um texto novo no blog, pode ver o tráfego em tempo real, assim como mensurar o sucesso das postagens em redes sociais, os números de compartilhamentos de links, entre outros indicadores. Essa agilidade permite que você mude a estratégia mais rapidamente.
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