19.08.2022
Já ouviu falar em Marketing de Influência? É um conjunto de ações e campanhas com influenciadores e comunicadores digitais. Em outras palavras, é falar com o seu público através de quem ele confia.
Contratar um digital influencer aproxima o seu público-alvo, humaniza o seu negócio e, consequentemente, pode atrair mais clientes. Maravilhoso, né?
Quer saber mais sobre como aplicar essa estratégia na sua marca? Neste guia vamos ajudar você a compreender melhor a respeito desse modelo de marketing. Confira baixo!
A partir de situações reais! Um influenciador pode expor o seu produto ou serviço em situações cotidianas, gerando identificação no público que o acompanha.
Por exemplo, se a sua marca for uma loja de roupas, por que não fazer uma parceria com uma influencer do segmento da moda? Ela pode compartilhar as dicas de looks, as melhores ocasiões para usá-los e divulgar uma nova coleção.
Marcas como a BAW Clothing são um bom exemplo de empresas que formaram um time forte de Influencers, alguns nomes são: Jade Picon, Giovanna Ewbank e Whindersson Nunes. A partir dessas parcerias, a marca se tornou a terceira etiqueta de streetwear mais conhecida do Brasil. Já dá para perceber a força que um influencer pode proporcionar para seu negócio?
E por onde começar o marketing de influência?
Dessa forma, estude muito bem quais são suas metas antes de contratar o rosto que estampará as ações da sua marca.
Por exemplo, o que você quer alcançar com a parceria? Melhorar as suas vendas? Apresentar um novo produto? Melhorar o alcance da sua marca? Com isso definido, é muito mais fácil criar uma boa estratégia e escolher o influencer que mais combina com seus objetivos.
Lembre-se que o influenciador digital também precisa ser do mesmo nicho que seu produto! Não adianta você querer que ele venda um produto que não é compatível com o perfil dele. Por exemplo, se seu produto for para mulheres de 40 anos, você não vai contratar uma influencer de 20 anos, né?
Assim, você pode classificar os criadores em categorias: mega influenciadores, macro influenciadores, micro influenciadores e nano influenciadores. Qual a diferença entre cada uma delas?
Os mega influenciadores costumam ser mais famosos do que influentes. Muitas vezes, têm um público bem diversificado e com diferentes tópicos de interesse.
Um exemplo de mega influenciadora é a Bianca Andrade, também conhecida como Boca Rosa, com mais de 18 milhões de seguidores, a influencer já fechou parceria com múltiplas marcas.
Ao contrário da maioria dos mega influenciadores, os macro influenciadores geralmente ganham fama por meio da própria internet.
Já na categoria de micro influenciadores, se encaixam os que têm entre 1.000 a 100.000 seguidores. Possuem relacionamentos mais estreitos com o seu público e geralmente se concentram em um nicho ou área específica (por exemplo: fitness, moda, viagens, entre outros).
À primeira vista, os números de seguidores podem parecer um pouco desmotivadores, mas não se engane. O público-alvo dos micro influenciadores costuma ser muito mais engajado com os conteúdos. Além disso, é muito mais barato para as marcas colaborarem com um micro influenciador.
Os nanos influenciadores, são uma categoria relativamente nova no mercado, têm entre mil e 10 mil seguidores; são consumidores que ganham cada vez mais status de influenciadores. Caracterizam-se pela alta confiança do seu público, ainda que não tenham um alcance tão grande. As chances de conversão com uma parceira desta é muito alta.
Muito além dos likes! É preciso analisar a credibilidade, a autenticidade, o engajamento, o formato de conteúdo produzido, as campanhas já realizadas e não para por aí.
É muito importante que o influenciador expresse seus valores pessoais e aja de acordo com eles. Isso é o que aproxima o creator de seus seguidores, uma vez que um grupo de pessoas se identifica e o vê como um exemplo. Por isso, ao realizar uma campanha é indispensável que o influenciador digital e a marca compartilhem dos mesmos valores.
Assim, se a sua marca possui princípios como cruelty-free, veganos e uso de itens sustentáveis, é interessante buscar um influencer que tenha a mesma visão. Afinal, você não quer acabar atrelando a imagem do seus produtos com o creator que não tem as mesmas convicções que seu negócio.
A dica é: contrate influenciadores que tenham um público semelhante ao público consumidor da sua marca. Pesquise influenciadores sob os olhos da sua persona e entenda quais são os perfis importantes para ela.
Se a sua persona é, por exemplo, uma mulher madura com filhos, ela provavelmente vai se identificar com influenciadores que tenham uma vida ou um perfil similar, servindo de referência para seu estilo de vida.
Por último, não esqueça de ler os comentários deixados nas publicações, peça prints das áreas de insights que mostram qual a faixa etária e localização do público que o segue. Desta forma, você vai conseguir identificar se os seguidores possuem poder de compra para adquirir o seu produto ou se eles têm interesse.
Uma estratégia de marketing de influência pode envolver apenas um influenciador, mas nunca é somente sobre o influenciador. Pense em como utilizar seus outros canais, como por exemplo, Youtube, Linkedin, Tiktok, Facebook, entre outros, para aumentar o alcance da sua mensagem.
O retorno deve ser monitorado de acordo com o objetivo da campanha. Por exemplo, se o objetivo é reconhecimento, o número de pessoas alcançadas, impressões e novos visitantes no site são métricas importantes e devem ser acompanhadas.
Se o objetivo for consideração, você deve medir o quanto as pessoas estão mais dispostas a consumir seus produtos. Para isso, verifique o número de conteúdos salvos no Instagram, o aumento de buscas no Google e de seguidores.
Para uma campanha de conversão, o foco deve ser nos leads gerados, cupons utilizados, downloads ou conversões em e-commerce.
A pesquisa manual geralmente precisa de uma análise mais criteriosa por parte da marca. Por isso, é importantíssimo contar com uma agência que otimize este processo!
A MM te ajuda na escolha do influenciador ideal. Assim, enquanto você cuida do crescimento do seu negócio, um time de especialistas assume todo o processo de curadoria, acordo e acompanhamento de toda campanha – desde a elaboração do briefing à entrega final do material. Perfeito, né?
Por fim, quer saber um pouco mais sobre assessoria e marketing de influência nas redes sociais ou outros assuntos do mundo do digital? Acompanhe nosso Instagram e nosso Blog. Estamos sempre com novidades no ar. Falamos de vários assuntos que vão ajudar a sua marca a se destacar no mercado e conquistar a sua audiência!
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Até a próxima!
Por
MM Conteúdo Criativo