04.11.2022
Já ouviu falar em Posicionamento de Marca? É a forma que você quer que a sua marca seja vista e lembrada pelos seus clientes. Em outras palavras é, basicamente, a união entre segmentação e diferenciação.
O posicionamento de marca, é o processo de mostrar aos consumidores quais são seus valores, seu discurso, seu jeito de se comunicar, seu modo de fazer as coisas e sua ética de trabalho, além de situar sua empresa no mercado. Ou seja, é como se a marca estivesse respondendo e comunicando: Quem sou? Como me comunico? Como trabalho?
Por isso, ter um bom posicionamento de marca é ideal para a forma que você será lembrado pelo seu usuário, além de ser um grande diferencial para a sua empresa. Quer saber mais sobre como aplicar essa estratégia na sua marca? Confira abaixo!
Na hora do Branding!
O posicionamento de marca, nada mais é do que uma etapa do branding, quando bem feito, pode posicionar a sua marca no topo das preferências e consequentemente dominar o mercado que atua.
Bem como fidelizar seu cliente, definir diretrizes e combater a concorrência!
Uma estratégia de posicionamento de marca deve ser valorizada da mesma forma que um projeto extraordinário em toda empresa, ou seja, ela requer planejamento, análise e esforço.
Então primeiro, você precisa fazer um estudo que irá permitir detectar o nível atual de visibilidade e autoridade da sua empresa.
Logo após, traçar objetivos de progresso coerentes, realistas e estratégicos. Em seguida, depois de esclarecer esse ponto, você precisa levar em consideração as diferentes ações do início ao fim das estratégias.
Veja quais são algumas delas!
Dessa forma, é possível ter uma visão concreta de como é a buyer persona e o que deve ser feito para se conectar com os potenciais clientes.
Pense no que estimula e motiva seu público, a partir daí, alinhe sua mensagem e seus processos comerciais a essas impressões. Assim, você poderá estabelecer relações comerciais sólidas e até conquistar embaixadores para a sua marca.
Esse ponto reforça o aspecto anterior. Os processos comerciais na atualidade precisam buscar conexões reais e humanas para que o posicionamento seja prolongado, e não breve. Aquele referência de vender a todo custo é coisa do passado.
Uma alternativa poderosa para agregar valor aos seus processos comerciais é por meio de materiais que educam, cativam e informam, onde você mostra aos usuários que eles realmente são importantes para a sua empresa. Oferecer programas de fidelidade e permitir testes gratuitos de determinados produtos ou serviços são algumas das formas de agregar valor aos seus processos e garantir um melhor posicionamento de marca em relação a todos os seus stakeholders.
Uma marca bem posicionada se difere das demais por ser autêntica, reconhecível (por seus usuários e não usuários muitas vezes) e ter valor agregado. Todas as ações mencionadas até aqui, são fundamentais para diferenciar a sua marca, como a humanização, os valores e o estudo da concorrência.
A Pepsi, ciente de que a Coca-Cola, sua maior rival direta, é líder no segmento de refrigerantes de cola, teve uma sacada muito inteligente quanto ao seu posicionamento de marca.
A marca tirou vantagem de ser “segunda opção” e lançou a campanha “Só tem Pepsi, pode ser?”. Com isso ela conseguiu impulsionar suas vendas e aumentar sua lucratividade, fora que essa campanha, feita em 2009, acabou popularizando entre os brasileiros e até hoje é uma frase bem utilizada nos estabelecimentos para oferecer o refrigerante.
Quer saber um pouco mais sobre posicionamento de marca ou outros assuntos do mundo do Marketing? Acompanhe nosso Instagram e nosso Blog para ficar por dentro de todas as novidades.
Por
MM Conteúdo Criativo