O que é posicionamento de marca?

04.11.2022

O que é posicionamento de marca?

Já ouviu falar em Posicionamento de Marca? É a forma que você quer que a sua marca seja vista e lembrada pelos seus clientes. Em outras palavras é, basicamente, a união entre segmentação e diferenciação. 

O posicionamento de marca, é o processo de mostrar aos consumidores quais são seus valores, seu discurso, seu jeito de se comunicar, seu modo de fazer as coisas e sua ética de trabalho, além de situar sua empresa no mercado. Ou seja, é como se a marca estivesse respondendo e comunicando: Quem sou? Como me comunico? Como trabalho?

Por isso, ter um bom posicionamento de marca é ideal para a forma que você será lembrado pelo seu usuário, além de ser um grande diferencial para a sua empresa. Quer saber mais sobre como aplicar essa estratégia na sua marca? Confira abaixo!

Quando se define o posicionamento da sua marca?

Na hora do Branding! 

O posicionamento de marca, nada mais é do que uma etapa do branding, quando bem feito, pode posicionar a sua marca no topo das preferências e consequentemente dominar o mercado que atua.

Bem como fidelizar seu cliente, definir diretrizes e combater a concorrência!

Quais são as 6 ações para realizar uma estratégia de posicionamento de marca?

Uma estratégia de posicionamento de marca deve ser valorizada da mesma forma que um projeto extraordinário em toda empresa, ou seja, ela requer planejamento, análise e esforço.

Então primeiro, você precisa fazer um estudo que irá permitir detectar o nível atual de visibilidade e autoridade da sua empresa.

Logo após, traçar objetivos de progresso coerentes, realistas e estratégicos. Em seguida, depois de esclarecer esse ponto, você precisa levar em consideração as diferentes ações do início ao fim das estratégias.

Veja quais são algumas delas!

1. Descobrir as necessidades e preferências do consumidor

Você precisa saber o que os consumidores que fazem parte do seu nicho desejam e procuram. Pesquisas, entrevistas e grupos focais são estratégias tradicionais, que proporcionam acesso a esse conhecimento. 

Dessa forma, é possível ter uma visão concreta de como é a buyer persona e o que deve ser feito para se conectar com os potenciais clientes.

2. Analisar a concorrência

Isso vai te ajudar a entender o que funciona e o que não. Além disso, ajudará a identificar os elementos e ações que você poderá utilizar para se diferenciar e se destacar entre seus concorrentes.

3. Conectar com valores, percepções e pensamentos

Pense no que estimula e motiva seu público, a partir daí, alinhe sua mensagem e seus processos comerciais a essas impressões. Assim, você poderá estabelecer relações comerciais sólidas e até conquistar embaixadores para a sua marca.

4. Humanizar as conexões com os usuários 

Esse ponto reforça o aspecto anterior. Os processos comerciais na atualidade precisam buscar conexões reais e humanas para que o posicionamento seja prolongado, e não breve. Aquele referência de vender a todo custo é coisa do passado.

5. Agregar valor

Uma alternativa poderosa para agregar valor aos seus processos comerciais é por meio de materiais que educam, cativam e informam, onde você mostra aos usuários que eles realmente são importantes para a sua empresa. Oferecer programas de fidelidade e permitir testes gratuitos de determinados produtos ou serviços são algumas das formas de agregar valor aos seus processos e garantir um melhor posicionamento de marca em relação a todos os seus stakeholders.

6. Reforçar qualidades diferenciadoras

Uma marca bem posicionada se difere das demais por ser autêntica, reconhecível (por seus usuários e não usuários muitas vezes) e ter valor agregado. Todas as ações mencionadas até aqui, são fundamentais para diferenciar a sua marca, como a humanização, os valores e o estudo da concorrência.

A Pepsi, ciente de que a Coca-Cola, sua maior rival direta, é líder no segmento de refrigerantes de cola, teve uma sacada muito inteligente quanto ao seu posicionamento de marca. 

A marca tirou vantagem de ser “segunda opção” e lançou a campanha “Só tem Pepsi, pode ser?”. Com isso ela conseguiu impulsionar suas vendas e aumentar sua lucratividade, fora que essa campanha, feita em 2009, acabou popularizando entre os brasileiros e até hoje é uma frase bem utilizada nos estabelecimentos para oferecer o refrigerante.  


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Por

MM Conteúdo Criativo


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