28.01.2021
Um dos assuntos que recebemos dúvidas com frequência nas redes sociais da MM é em relação à produção de editoriais de moda e mais especificamente: por onde começar?
Em primeiro lugar, para começar a falar sobre essa que é uma das vertentes do nosso trabalho, é importante ressaltar que tudo depende de cada cliente.
Antes de tudo, dentro de cada marca existe uma essência, uma identidade e precisamos respeitar a individualidade de cada uma para conseguirmos passar para o consumidor final através da produção de moda o lifestyle, o estilo e personalidade dos nossos clientes.
Primeiramente, quando começamos a produção de um editorial de moda montamos o conceito das fotos. Preparamos uma pesquisa em cima da personalidade da marca e preparamos um moodboard.
Em seguida, apresentamos esse moodboard para o cliente. Logo após a aprovação vamos para a etapa seguinte.
Com o conceito aprovado fica mais fácil visualizar editorial e precificar o trabalho com os fornecedores.
Os valores de cada fornecedor dependem de algumas variáveis, como por exemplo: número de modelos, número fotos tratadas, tempo da diária de produção.
E vale ressaltar que sempre buscamos profissionais em que confiamos! Tanto fotógrafos, como modelos e maquiadores.
O próximo passo da produção de um editorial de moda é montar o cenário das fotos. Por vezes, ele pode variar desde um estúdio até um ambiente externo.
Nessas duas situações a cena pode variar de simples ou mais elaborada.
Ocasionalmente acontece de termos que construir alguns elementos, ir atrás de alguns acervos, tudo para que o cenário fique fiel ao que foi definido no conceito da produção de moda.
Da mesma forma, é preciso organizar o styling da produção, que faz parte da produção de moda. Montar quais roupas serão usadas, acessórios e sapatos. O styling para uma produção de moda depende muito de cada cliente.
Quando definimos um cenário externo começa a busca por uma locação adequada para a produção.
Nesse sentido, essa locação pode ser desde um lugar público quanto um local em que precisa ser feito o aluguel.
Depois que tudo isso estiver definido é preciso pensar na alimentação da equipe: café da manhã, almoço e café da tarde – dependendo do tempo da diária.
Por fim, é no dia das fotos que nós visualizamos toda essa pré produção se concretizar. Esteja preparado para alguns contratempos, eles sempre podem acontecer.
Quem vê o resultado de um editorial de moda, seja uma campanha com veiculação nacional ou fotos para redes sociais, não imagina todo o trabalho que está por de trás.
Acredito que agora foi possível ter uma pequena ideia de como funciona. Dá trabalho? Muito! Mas vale cada segundo.
Confira como foram os editoriais de moda que produzimos em 2020 aqui!
Até o próximo post!
Por
Gabriela Humeres
Gestão de Conteúdo Digital e Styling
A Gabi começou sua trajetória profissional cursando Economia na Esag. Quando se deu conta de que sua vocação é Moda, não pensou duas vezes e se jogou nesse universo! No ano de 2014 se formou em Design de Moda pela Unisul e, desde 2016, vem trabalhando com mídias sociais. Em 2018 foi morar em São Paulo e após trabalhar com marcas renomadas e personalidades das redes sociais, voltou para Floripa para fazer parte da nossa equipe - além de querer estar mais pertinho do mar. A Gabi ama viajar e está sempre por dentro das últimas tendências da moda no Brasil e no mundo. Aqui na MM, Gabi faz parte do conceito criativo de conteúdos digitais, assim como campanhas, produções de moda e editoriais.