17.02.2023
Não é segredo pra ninguém que o Marketing Digital não tem uma receita mágica. A cada dia surgem novas tecnologias, novos jeitos de impactar possíveis clientes e de vender novamente para quem já comprou da sua marca antes.
É justamente por essa dinâmica tão viva de seguir tendências, sem entender exatamente como elas funcionam, que a cultura do erro é tão comum e deve ser sempre apoiada. Porém com limites e planejamentos. Afinal, errar uma vez em uma nova tentativa de aumentar o engajamento é sempre válido, mas persistir no erro não leva a lugar algum.
Entre os especialistas, as tendências de 2023 que estão bombando no digital são:
Que empresa/marca não quer entrar na onda que foram e ainda são os vídeos curtos? Usar vídeos como estratégia de marketing digital não é novidade. Do mesmo modo, esse tipo de conteúdo tem ganhado cada vez mais força, principalmente através de plataformas como Instagram, TikTok e YouTube.
Além dos vídeos curtos, a velha prática de utilizar conteúdo audiovisual para aumentar a conversão de landing pages em até 80% continua válida para os anos seguintes.
O grande foco vai para os conteúdos educativos. Juntamente reforçando a humanização e a honestidade da empresa em transformar a vida do público através dos produtos e serviços que serve.
Bem como, quanto mais útil, fácil de entender e dinâmico for o vídeo, maiores serão as chances desse material se manter como uma fonte de tráfego ou conversão possivelmente vitalícia.
Lembrando que é muito importante criar conteúdos de acordo com a estratégia digital pré-estabelecida para a sua empresa e suas personas. Afinal, de nada adiantará alcançar um público que não se interessa pelo seu produto ou serviço. Então foque na plataforma utilizada e o que mais se adequa a ela.
Não restam dúvidas do peso e da influência que os conteúdos em áudio (muitas vezes, acompanhados por vídeos) têm estado bem presente na rotina do público.
Cada vez mais pessoas têm preferido esse formato. Ainda mais que o mesmo é fácil de consumir, geralmente é melhor curado e quase sempre é super específico sobre o tema que aborda.
Sem falar que os podcasts são entregues pelas vozes de outros seres humanos. Sussurradas nos ouvidos: uma relação quase íntima que desperta confiança, proximidade e intimidade com os apresentadores.
Essa não é uma tendência nova, mas sua atual novidade no digital é a expansão do conceito de venda um a um para uma estratégia em massa dentro de outras redes sociais.
Em plataformas como o Instagram, certo conteúdo é criado na intenção de despertar o desejo dos seguidores para assim também entrarem em contato com a empresa através das mensagens privadas.
Uma vez no chat, cara a cara com a marca, as chances de vender um produto ou serviço aumentam consideravelmente, porque tanto a aproximação quanto o objetivo dessa proximidade (a venda) estão escancarados.
Catálogos de produtos, os chatbots (os assistentes automatizados que preparam o consumidor para uma venda) e a prática de venda por transmissões ao vivo (live commerce) são só alguns exemplos de como essa tendência de Marketing Digital está pegando impulso em 2023.
A prática do Inbound Marketing é tão visceral no funcionamento de uma estratégia de Marketing Digital que ele é tratado integralmente como a coleção de boas práticas para alcançar o sucesso.
Inclusive, tem post aqui no blog falando mais sobre essa tendência e estratégia de milhões que você não pode ficar de fora!
Tendência que desde 2013 continua funcionando como um ímã de tráfego online.
O Marketing de Conteúdo foi tão propagado que fica difícil falar de Inbound Marketing, sem citar a criação de conteúdo para gerar cliques através do SEO e muito engajamento nas redes sociais.
A atenção de grandes empresas para esse tipo de mídia denota claramente o quão poderosa é essa estratégia para se destacar na Internet!
Significa que todos os e-mail recebidos, todas as mensagens no direct do Instagram, do Facebook Messenger e, até mesmo, de um número de telefone vão parar em uma única plataforma.
Isso acelera e personaliza o atendimento ao cliente. Fora que corta boa parte dos gastos no setor de comunicação. Já que em vez de gerenciar várias plataformas separadamente, tudo é afunilado para uma central de informações, acesso e interações, com subdivisões internas.
A realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) são tecnologias em alta no universo do marketing digital para os próximos anos. Embora os conceitos sejam confundidos como um só, o marketing dessas duas realidades são diferentes.
Enquanto a AR projeta informações no mundo real, como por exemplo, um filtro de Instagram, o VR substitui o que você está vendo por um conteúdo 100% virtual, criado por computador.
Mas, ambos são frequentemente usados para criar experiências imersivas de alguma marca ou produto. Igualmente prometem impactar negócios, aprendizagem e experiência dos usuários por um longo tempo.
O marketing da Interface de Voz do Usuário (VUI) traz uma combinação de software e inteligência artificial para gerenciar campanhas de marketing por interfaces de voz. Este mecanismo tem inclusive superado outras interfaces digitais quando se consideram taxas de engajamento.
E através desse método, as campanhas criadas fazem uso de um processamento de linguagem que aparenta naturalizar e humanizar mais as interações com os clientes. Dessa forma, essa tendência do marketing digital tende a estar mais presente em produtos, campanhas e serviços na sociedade.
Embora vivamos numa sociedade conectada e imersa em smartphones, é necessário criar e incluir conteúdos, artes, websites, vídeos, entre outros materiais de marketing para os mais diversos dispositivos e plataformas.
E essa necessidade dá origem ao que chamamos de marketing responsivo. Essa é uma tendência urgente! Porque os canais digitais estão em constante evolução e os profissionais de marketing precisam se estabelecer no topo das tecnologias e tendências emergentes para se manterem competitivos.
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E caso tenha ficado curioso de como fazer um bom planejamento e utilizar as tendências de forma correta. Chama a MM que a gente te ajuda!
Por
MM Conteúdo Criativo