13.01.2023
Planejamento estratégico é o processo no qual permite que as empresas definam o melhor caminho a ser seguido para atingir seus objetivos. O qual costuma envolver a definição de metas, indicação de ações para alcançá-las e previsão do orçamento necessário.
Esse tipo de planejamento define não só quais caminhos seguir, mas principalmente quais não seguir. É uma combinação dos dois termos, porque planejamento e estratégia não são a mesma coisa:
Planejamento
Parar e pensar antes de fazer alguma coisa, relacionada a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo;
Estratégia
Está relacionada a fazer escolhas. O padrão ou plano que integra as principais metas.
Nesse sentido, a combinação de ambos forma a aliança necessária para direcionar qualquer negócio. Não é apenas a definição de execução e prazos, e nem apenas um cronograma, trata-se da tomada de decisões: desde a definição da persona, o posicionamento, até o que será feito caso algo saia do cenário inicial calculado. Um não caminha sem o outro.
Um bom planejamento está diretamente ligado a uma boa gestão empresarial.
Quais os objetivos do planejamento estratégico?
Sabendo onde se pretende chegar e ciente dos riscos e dos recursos disponíveis, as decisões podem ser tomadas de maneira mais fácil e ágil, já que no planejamento estratégico as metas e objetivos da organização encontram-se muito bem estabelecidos.
– Avaliar a concorrência
Bem como faz parte do planejamento estratégico levantar informações sobre os seus concorrentes. Conhecer os produtos e serviços que eles oferecem é fundamental para descobrir seus pontos fortes e suas limitações, dessa forma, é possível desenvolver estratégias para se destacar e assim estar sempre à frente da concorrência.
– Descobrir forças e fraquezas
Para que a empresa possa definir suas estratégias de negócio, e ter ações mais assertivas, ela precisa conhecer suas forças e suas fraquezas.
As Forças são os pontos fortes e as vantagens competitivas que o seu negócio apresenta;
As Fraquezas são os pontos fracos e as desvantagens competitivas da sua empresa.
Enfim, para descobrir esses dois pontos você pode facilmente realizar uma pesquisa de satisfação com seus clientes.
– Identificar ameaças e oportunidades
Ao elaborar o planejamento estratégico é preciso fazer uma análise do ambiente externo da organização a fim de identificar Ameaças e Oportunidades. Assim, nesse sentido, são consideradas variáveis como hábitos e preferências de consumo, fatores políticos e econômicos, legislação e tudo que possa retardar o seu crescimento ou influenciar positivamente.
Ajudar os gestores a definir a identidade e o posicionamento organizacional. Isso é feito quando se estabelece a Missão, a Visão e os Valores da empresa.
Da mesma forma, quando as decisões passam a ser baseadas nesses três pilares, o relacionamento com os ambientes interno e externo melhora de maneira significativa, aumentando as chances de sucesso.
– Estabelecer um plano de ações
Trata-se da parte prática, da execução das estratégias propostas. Por isso, o plano de ações que especifica o que cada colaborador deve fazer para alcançar os objetivos, assim como os recursos necessários para colocar em prática todas as ações previstas no PE.
Com as ações devidamente planejadas, é mais fácil para os gestores designarem seus recursos de maneira eficiente e evitar desperdícios de tempo, esforço e dinheiro.
Para que os objetivos do planejamento estratégico se concretizem, é preciso que o seu conteúdo seja bem elaborado e devidamente compartilhado com todos os colaboradores, dessa forma a empresa conseguirá maximizar o seu potencial produtivo e fortalecer o seu posicionamento no mercado.
O Planejamento Estratégico define quais são os objetivos gerais da organização. Dessa forma, todas as equipes, cada uma com suas funções e metas bem definidas, passam a trabalhar por um objetivo comum. Sabendo que cada colaborador desempenha um papel importante na busca por resultados, a motivação, a colaboração e o comprometimento entre eles tende a aumentar.
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