23.12.2022
A temporada de previsões para 2023 está aberta! E o primeiro a divulgar suas apostas foi o Instagram, com a Trend Report 2023. Um guia baseado em dados de uso da plataforma para identificar tendências culturais e sociais. Essa pesquisa foi criada em parceria com a WGSN, onde apontavam as principais tendências baseadas nas respostas de mais de 1.200 usuários da Geração Z, dos Estados Unidos.
No relatório, foram abordados temas que incluíam: moda, beleza, justiça social, comida, música, web, finanças e até mesmo namoro.
De modo geral, o documento mostra como o Instagram tem se tornado uma ferramenta que ajuda a promover a conscientização dos usuários sobre assuntos como empreendedorismo, causas humanitárias e sustentabilidade, já que muitos deles revelaram suas pretensões voltadas a esses temas.
O Trend Report 2023 mostrou além das tendências culturais e sociais que mais estão em alta no momento, que cada vez mais, jovens da Geração Z têm demonstrado interesse em apoiar causas e comunidades, aderindo ao Slow Fashion e à moda sustentável, por exemplo.
Em 2023, os criativos da Geração Z planejam fazer moda com suas próprias mãos.
O uso da criatividade para colaborar com o meio ambiente tem sido uma das principais motivações dos jovens para criarem tendências culturais e sociais de moda. Através por exemplo da prática do DIY, ou Faça Você Mesmo, que é uma alternativa sustentável aos que se identificam com o método e se preocupam em promover ações que possam contribuir com o planeta. Além de ser uma forma de inspirar amigos e seguidores nas redes sociais.
Essa é uma geração ativista. Em 2023, mais membros dela usarão seu dinheiro para apoiar causas e comunidades. Enquanto 30% da Geração Z tem idade suficiente para votar, os adolescentes usam plataformas como o Instagram para votar com suas carteiras.
Os membros da Geração Z têm fortes pontos de vista políticos. E à medida que mais jovens americanos atingem a idade de votar, pode-se esperar uma maior visibilidade e ativismo por questões políticas pelas quais essa geração é apaixonada.
Segundo o relatório de tendências do Instagram, o engajamento de jovens a importantes causas sociais ficará ainda mais forte em 2023. Para eles, o país precisa de mais políticos da Geração Z. Assim como Maxwell Frost, a primeira autoridade política dessa faixa etária nos Estados Unidos.
Questões ligadas à deficiência intelectual ou física são as mais defendidas pelos adolescentes. A cada quatro usuários de redes sociais, três desejam seguir um influenciador que tenha uma deficiência. Diante disso, espera-se que mais jovens passem a acompanhar pessoas com necessidades especiais.
Produtos de beleza, como forma de auto expressão e não aumentar sua sensação de beleza, sem dúvidas estará na lista de itens de consumo para o próximo ano. Contudo, espere ver a Geração Z utilizar esse recurso com looks de maquiagem expressivos e experimentais onde quer que se sintam confortáveis.
Do mesmo modo, os impactos das mudanças climáticas têm preocupado os jovens da Geração Z. Como resultado, geraram um aumento na procura por produtos de cuidados com a pele. Para 2023, esse público tende a se proteger mais com o uso de protetores de sol, incluindo maquiagens com ativos benéficos para a saúde.
Em se tratando de metaverso, os usuários da Geração Z planejam construir mundos novos para que possam expressar sua individualidade e promover a equidade nos espaços digitais.
Para se ter uma ideia, 67% desse público acredita que os avatares devem refletir melhor os diversos tipos de corpo, roupas e tons de pele, em 2023. Além disso, o aumento dos influenciadores virtuais poderá oferecer inspirações reais.
Segundo a pesquisa, mais da metade dos usuários da Geração Z, planejam ter inspirações de moda ou beleza através de avatares digitais ou influenciadores, no próximo ano. Para essa geração, a AI Beauty (concurso de beleza julgado por um júri composto apenas por robôs) continua a intrigar.
Além disso, a Geração Z é conhecida por tomar a iniciativa, e as habilidades financeiras são uma maneira infalível de acelerar o sucesso. Ou seja, a educação financeira já faz parte do cotidiano desses jovens, e em 2023, mais de 85% da Geração Z planeja desenvolver uma nova habilidade, e um em cada quatro que possuem rede social desejam aumentar o conhecimento na área de finanças.
No ano que vem, parte dos adolescentes deverão transformar a paixão em projetos geradores de renda, através da monetização de seus conteúdos.
Quase dois terços da Geração Z planeja usar a mídia social para ganhar dinheiro em 2023.
No Instagram, os adolescentes transformam seus projetos de paixão em geradores de renda. Enquanto uma parte significativa da Geração Z espera monetizar no Instagram, quase metade dos criadores dizem criar conteúdo para se expressar e se divertir, esperando que os interesses se transformem em agitações secundárias.
Em 2023, quase um terço dos usuários das redes sociais da Geração Z estarão interessados em participar de experiências presenciais, o que deverá impulsionar a comunidade composta por criadores e fãs, através de encontros com influenciadores.
A mídia mista dominará a criação de conteúdo. Essa geração espera ansiosamente para ver os conteúdos em diferentes plataformas. De acordo com o Trend Report 2023, a próxima geração espera que seus influenciadores preferidos se ramifiquem em novas formas de mídia, principalmente no formato de podcast.
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MM Conteúdo Criativo