Ter um Perfil Profissional, é mesmo importante?

11.08.2022

Ter um Perfil Profissional, é mesmo importante?

Você já se perguntou se ter um perfil profissional é realmente importante? Hoje no nosso Blog iremos responder a sua dúvida.

Em primeiro lugar, a presença digital é sem dúvidas essencial. Afinal, o Instagram é uma das maiores redes sociais, e de acordo com dados da companhia Statista, o Brasil está em terceiro lugar no ranking de países com mais usuários conectados no Instagram diariamente – ficando atrás apenas dos EUA e da Índia, chegando a mais de 110 milhões de contas ativas.

Com certeza, você segue ou já se interessou por algum produto e serviço que viu no Instagram a partir de uma conta profissional, e spoiler: você não foi único.

De acordo com o Facebook Iq, mais de 50% dos brasileiros já realizaram uma compra após serem impactados por um produto da timeline.

Por isso, ter um perfil profissional é ideal para alcançar e se comunicar com seu público e divulgar produtos e serviços. Porém, se você ainda não está convencido, confira o restante do post, prometemos que até o final você terá mudado de ideia.

 um perfil profissional importa

Benefícios de ter um perfil profissional 

1. Credibilidade: O Instagram possui uma influência indiscutível e ter um perfil profissional transmite credibilidade e confiança. Seu cliente vai sentir mais confiante comprando de um perfil que ele segue. 

2. Métricas: É possível obter métricas como número de interações, alcance, engajamento, número de cliques e muitas outras informações. Já aviso que serão fundamentais para seu negócio.

3. Clientes: A princípio pode parecer bobeira, mas por meio do seu Instagram é possível criar uma relação super forte com seus clientes e seguidores. Desta forma, faz com quem eles se sintam conectados com a marca e fideliza clientes. 

Perfil Profissional x Perfil Pessoal:

“Eu já tenho um perfil” Mas seu perfil é pessoal ou comercial? Existem grandes diferenças nessa formatos de contas. 

Por exemplo, o Instagram profissional possui diversos recursos e funcionalidades que possibilitam melhorar a divulgação dos serviços, aumentar a visibilidade, analisar métricas de desempenho, obter informações detalhadas e super importantes á respeito dos seus seguidores e muito mais.

O mais importante é possível utilizar ferramentas como, por exemplo: botão de contato, criar a sua própria lojinha virtual e promover anúncios.

exemplo de métricas do instagram


Já a conta pessoal possui apenas as funções básicas para produção de conteúdos, como por exemplo, compartilhar vídeos, fotos, Stories, Reels ou IGTV. Também possui a possibilidade de tornar seu perfil privado, o que não é uma boa ideia se você quer divulgar a sua marca, não é mesmo?. 

Dicas para ter um bom Instagram Profissional:

Portanto, ter um perfil profissional é essencial para o seu negócio. Para te dar mais uma forcinha nesse processo, separamos algumas dicas para você ter um bom perfil comercial. Veja só!

1. Tenha uma boa biografia.
Não esqueça que a sua bio deve apresentar informações importantes sobre seu negócio, de modo claro e que retenha atenção do seu cliente.

2. Invista em fotos e vídeos de alta qualidade.
Imagens e vídeos são essenciais no Instagram, é por meio deles que você vai vender seus produtos ou serviços. Dessa forma, é importantíssimo usar fotos e vídeos de alta qualidade. Caso você opte pela criação de artes, busque bons bancos de imagens.

3. Planeje os seus conteúdo.
Não caia no conto do vigário e ache que é possível produzir conteúdos uma vez ou outra. Antes de tudo, você precisa ter um planejamento de conteúdo e uma programação constante. Por isso, organize seus posts e temas, tenha um calendários de postagens e defina qual vai ser a frequência.  

4. Use os Stories e Reels.
Eles serão seus maiores aliados na hora de divulgar a sua marca. Os Stories são ótimos para se aproximar do seu público e obter informações importantes dos seus seguidores. Enquanto o Reels é o novo queridinho do Instagram, por isso aposte na produção deles, ambos irão aumentar seu engajamento e alcançar novos seguidores.

5. Organize o seu perfil. 

Seu Insta é a sua vitrine e você não quer apresentar uma vitrine feia, não é mesmo? Dessa forma, foque na apresentação do seu perfil por inteiro, todos os detalhes são importantes. Por exemplo, a sua foto de perfil, os destaques e feed organizado.

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